quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

TEXTO: PEREGRINAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

em 25 de novembro a 2 de dezembro de 2012

No ano de 1954, a imagem de Nossa Senhora, proveniente de Fátima, Portugal, visitou a cidade de Granja por ocasião da peregrinação que a mesma fazia na Diocese de Sobral desde novembro de 1953. Para a recepção da imagem peregrina vieram as imagens dos padroeiros de todos os distritos. A mesma foi acolhida com muita festa e entusiasmo pelo povo granjense. A imagem desfilou de carro andor da Estação Ferroviária até a Praça Cel. Raimundo de Oliveira onde fora erguido um altar à Virgem de Fátima. Na época a igreja matriz passava por uma reforma.

Nesse ano de 2012, em vista da abertura do ano da fé, a paróquia São José de Granja organizou uma peregrinação com a Imagem peregrina de Fátima trazida do Santuário de Fátima da Serra Grande de São Benedito. A peregrinação começou no domingo, 25 de novembro, (festa de Cristo Rei) e terminou no dia 02 de dezembro (primeiro domingo do advento) com uma grande romaria ao Santuário de Fátima, em São Benedito com dezenas de carros, motos e um grande número de fiéis.

A recepção da Imagem aconteceu às 17:30, no alto do posto, entrada da cidade pela CE 364. Muitos fiéis, de todas as comunidades da paróquia, formaram um cortejo luminosocantando e rezando rumo à Igreja matriz portando bandeiras e faixas com saudações à Virgem Mãe de Deus. A missa foi em frente a Igreja Matriz, presidida pelo Padre Antonio Martins Irineu, reitor do Santuário e animada pelo ministério de música“Banda Na Fé”, seguida de um showpara a comunidade.

No dia 26, às cinco e meia da manhã a comunidade São José saiu em caminhada rumo a Igreja de santo Antônio onde ouve missa e um dia de orações entrando pela madrugada com uma vigília promovida pela renovação carismática católica. No dia 27 – terça - feira, foi a vez da caminhada para a capela de São Pedro com programação semelhante. Dia 28- quarta – feira foi a vez da comunidade São Francisco com missa ás seis horas da manhã em frente a capela. Dia 29 – quinta-feira caminhada para a comunidade Nossa Senhora de Fátima com missa na capela. Dia 30 caminhada ao presídio com missa também às seis horas com missa para os presos (masculino e feminino) a imagem permaneceu até o meio dia e depois foi transladada ao hospital onde permaneceu até o dia primeiro de dezembro. Nesse dia a caminhada foi até a capela de São Raimundo; depois de um dia de orações a imagem foi preparada para ser conduzia ao seu Santuário. Saindo as 6 e meia da manhã escoltada por um batedor da policia militar e seguida por uma caravana composta por carros e motos rumou-se a São benedito encerrando a romaria às dez horas e quarenta minutos com uma celebração eucarística no templo central do santuário. No sermão o presidente da celebração, padre José Erlando falou da importância dessa peregrinação na vida da paróquia e da abertura do ano da fé e seus objetivos para a vida da Igreja. Assim cumpriu-se a programação de abertura do ano da fé da paróquia São José de Granja.

Padre José Erlando de Sousa carvalho

0 comentários:

Postar um comentário