segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ENCONTRO MISSIONÁRIO – SETEMBRO ATUALIZADO

Baixe o encontro aqui

1º ENCONTRO – SETEMBRO 2012

1 ACOLHIDA ( feita pelo animador); apresentação do tema do encontro:

“ CRIAÇÃO – ORIGEM E NOSSA PARTICIPAÇÃO”

“ O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo se constitui a partir do encontro com o Senhor, do acolhimento, meditação, vivencia e testemunho de sua palavra. Por isso, é necessário educar o povo na leitura e na meditação da palavra: que ela se converta em seu alimento para que, por experiência própria, vejam que as palavras de Jesus são espírito e vida. Do contrario, como anunciar uma mensagem cujo conteúdo e espírito não conhecem profundamente? É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida na rocha da palavra de Deus”.

2- CANTO INICIAL: Toda Bíblia é ...

3- ORAÇÃO INICIAL : “Ó Deus, que destes a todas as nações uma só origem e quiseste congregá-las numa só família, acendei no coração de todos o ardor da vossa caridade e o sincero desejo de um justo progresso; a fim de que os bens que concedeis a todos sirvam à promoção de cada um e, cessada toda discórdia, a equidade e a justiça se firmem na sociedade humana. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”. Amém!

4. ACLAMAÇÃO À PALVRA DE DEUS:

CANTO: Toda bíblia ....

TEXTO BIBLICO (Gênesis 1; 1 - 24)

5- MOMENTO DE REFLEXÇÃO: Obs: o animador deve motivar os participantes a falarem: De onde viemos e para onde vamos ? Qual é a nossa origem e nosso fim ? De onde vem e para onde vai tudo que existe?

6- ORAÇÃO DA COMUNIDADE: “intenções da comunidade- preces”

7- ORAÇÃO DO PAI NOSSO – AVE MARIA

8- AVISOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO: escolher local e animador – escolher a ação concreta para o mês de Setembro.

9 - ORAÇÃO PELA PAZ: Senhor Jesus Cristos, dissertes aos vossos Apóstolos....

“CANTO DA PAZ”

10 – ORAÇÃO FINAL : A nossa proteção está no nome do Senhor.

Que fez o céu e a terra.

Abençoe-nos o Deus todo poderoso; Pai, Filho e Espírito Santo. Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe.

Demos graças a Deus.

11 – CANTO FINAL: a critério da comunidade escolher o cântico

( momento de alegria ... )


2° ENCONTRO – SETEMBRO

Em setembro, a Igreja Católica celebra o Mês da Bíblia. Este mês temático foi criado em 1971, e ele foi escolhido porque no último domingo celebramos o Dia Nacional da Bíblia, devido à proximidade da festa de São Jerônimo, patrono dos estudos bíblicos, no dia 30.

1 – Acolhida ( feita pelo animador); apresentação do tema do encontro

A Formação do Povo de Deus; a comunidade.

Jesus Mestre, que dissestes: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles”, ficai conosco, aqui reunidos para melhor meditar e comungar com vossa Palavra. Amém.

2- CANTO INICIAL: (à escolha)

3- ORAÇÃO INICIAL : Ó Deus, neste mês coloco diante dos meus olhos a Bíblia! Louvo-te por tudo o que esta palavra tem operado na minha vida, na minha missão na Igreja de Cristo. Mas também te suplico a necessária escuta para entender sempre de novo a tua presença em cada Palavra Sagrada. Que meus ouvidos, meu coração, estejam atentos para ouvir em meio a tantas “vozes” a tua voz! Que meus olhos contemplem a tua misteriosa presença por detrás de cada palavra lida, meditada, meditada e guardada! Que minha boca e minha vida proclame com fé e anuncie a verdade do Reino que teu Filho anunciou. Amém.

4. ACLAMAÇÃO À PALAVRA DE DEUS:

CANTO: Toda Bíblia é comunicação.

TEXTO BIBLICO (Gn 12, 1-9 )

5º MOMENTO DE REFLEXÃO: OBS: o animador deve motivar os participantes a falarem: Como Cristão, lemos e praticamos a Palavra de Deus? Nossa comunidade vivencia a Palavra de Deus?

6- ORAÇÃO DA COMUNIDADE: “intenções da comunidade- preces”

7- ORAÇÃO DO PAI NOSSO – AVE MARIA

8- Avisos para o próximo encontro.

9 - Oração pela Paz: Senhor Jesus Cristos, dissestes aos vossos Apóstolos....

“CANTO DA PAZ”

10 – ORAÇÃO FINAL : A nossa proteção está no nome do Senhor.

Que fez o céu e a terra.

Abençoe-nos o Deus todo poderoso; Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe .Demos graças a Deus.

11 – CANTO FINAL: (À escolha)

( momento de alegria ... )

 

3º Encontro Missionário

A nova criação a vivencia do evangelho: a vivência do evangelho entra os dois mandamentos.

”O mandamento que Jesus definiu como o fundamento de todos os outros é um programa de vida.Diz:Quem ama não tem medo do Deus todo poderoso que castiga.Pode confiar nele e permanecer-lhe fiel,mesmo quando se sinta abatido e não compreenda os planos de Deus.Pode contar com seu amor,mesmo encontrando-se perdido como o filho prodigo Um homem que ama a Deus com todo o seu coração,com toda sua alma,com toda sua mente,alcança a vida.Fortalecido com este amor,quem se compromete no serviço aos outros contra o ódio e a desconfiança, contra o medo e o desespero e a favor do amor, esse consegue servir a Deus e aos outros. Assume a sua verdadeira condição de homem e suas relações humanas. Trata-se de um amor que abrange a todos: Deus, o próximo e nós mesmo”.

1- Preparar o ambiente: colocar uma mesa com uma toalha branca e em cima uma bíblia e uma vela acesa.

2- Acolhida (feita pelo animador) e apresentação do tema.

Tema: A nova criação a vivência do evangelho.

Amarás o senhor teu Deus,com todo o coração,com toda tua alma,e com todo se entendimento.Esse é o maior e o primeiro mandamento.Ora,o segundo é semelhante:Amarás teu próximo com a ti mesmo.

3- Canto Inicial.Toda Bíblia é comunicação..........

4- Oração inicial. (Lembrar de rezar pelas famílias dos que estão presentes pelos aniversariastes e pelos doentes) Cantando. Em nome do pai....................Vinde Espírito santo enche...........

Ó pai,que resumiste toda a lei do amor a Deus e ao próximo,fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia a vida eterna .Por Cristo Nosso Senhor.Amém

5-Aclamação ao evangelho :Alê, Alê aleluia

Mt.22,34-40

Momento de reflexão: O que entendemos deste evangelho? O que Jesus quer nós dizer com esta leitura?Em que posso mudar minha vida a partir desta leitura?Qual o principal mandamento?

5- Oração da comunidade. Rezar pelas necessidades da comunidade, de modo especial pelos os que não acreditam que Jesus Cristo ressuscitou, pelos doentes, pelos ausentes. A cada prece vamos responder juntos Senhor escute a nossa prece.

6- cantar Vamos dar as mãos, vamos dar as mãos e vamos juntos rezar:

Pai Nosso, Ave Maria e Oração da Paz. Terminar com o abraço da paz.

7- Avisos.

11- Oração final A nossa proteção esta no nome do senhor./Que fez o céu e a terra./Abençoe-nos Deus todo poderoso; Pai, Filho e Espírito Santo. Vamos em paz e que o senhor nos acompanhe.

Canto final :O deus que me criou me quis me consagrou/para anunciar o seu amor ..............

 

4° ENCONTRO –SETEMBRO 2012

1 – Acolhida ( feita pelo animador); apresentação do tema do encontro:

A justiça e Paz: Resposta e compromisso.

“Como pode haver Justiça Sem haver paz? Pois a paz é fruto da justiça. Não são armas que garantem uma paz serena e duradoura. Mas suscitam a revolta. Insuflam a violência. A justiça ampara , defende, acolhe os desprotegidos, cessa os conflitos e promove a Paz.”
2- CANTO INICIAL: (À escolha)

3- ORAÇÃO INICIAL: “Senhor fazei-nos instrumentos de vossa paz na medida em que procuramos viver em paz com nós mesmos, com a comunidade mais próxima, com a sociedade desigual, e no meio dos piores conflitos. Que possamos nos esforçar para suportar tensões e contradições, buscando manter comunhão com todas as criaturas e tornando visível a vossa paz. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

4. ACLAMAÇÃO À PALVRA DE DEUS. CANTO: (Eu vim para escutar, tua palavra)

TEXTO BIBLICO (Is 32. 15-20)

5º MOMENTO DE REFLEXÃO: OBS: o animador deve motivar os participantes a falarem: Será que estamos praticando a justiça e a paz como Jesus nos ensinou? O que podemos fazer para promover a justiça e a paz em nossa comunidade?

6- ORAÇÃO DA COMUNIDADE: “intenções da comunidade- preces”

7- ORAÇÃO DO PAI NOSSO – AVE MARIA

8- Avisos para o próximo encontro

9 - Oração pela Paz: Senhor Jesus Cristos, dissertes aos vossos Apóstolos....

“CANTO DA PAZ”

10 – ORAÇÃO FINAL: A nossa proteção está no nome do Senhor.Que fez o céu e a terra.

Abençoe-nos o Deus todo poderoso; Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe.

Demos graças a Deus.

11 – CANTO FINAL: Toda Bíblia é comunicação.

0 comentários:

Postar um comentário