quinta-feira, 17 de maio de 2012

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO - ORIENTAÇÃO PARA A CONFISSÃO.

 

ORIENTAÇÃO PARA A CONFISSÃO.

O Catecismo da Igreja Católica diz que a confissão é um sacramento para os católicos, que, depois do batismo, cometam pecados graves e com isso feriram a comunhão eclesial. (CIC 1446)

Com certeza só Deus perdoa pecado. (Mc 2,7);

Jesus diz em Mc 2,10 “O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados”. A Igreja recebeu o poder de Jesus de perdoar pecados: “recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados eles serão perdoados” (Jo 20,22-23). São Paulo diz: ”reconciliai-vos com Deus (2 Cor 5,20)

A confissão é sinal concreto de que assumimos a construção de nossa vida e história humana de modo consciente e verdadeiro. Torna-se sujeito responsável de seus atos e acredita no amor misericordioso de Deus como dom que lhe ajuda no caminho da santidade.

Quem busca a confissão deve reconhecer que tem pecado; reconhecer que ofendeu a Deus; que feriu o irmão; esta necessitado da misericórdia de Deus; esta arrependido; fez um exame de consciência e que pecado vai contar ao padre e tem fé que será perdoado.

Devemos saber que confissão não é: contar as coisas boas que fez; contar os pecados dos outros; desabafar as dificuldades da vida; pedir conselhos ou orientação de vida; pedir receitas de vida... deve-se evitar dizer “padre me pergunte!”.

Para uma boa confissão:

Rezar ao Espírito Santo buscando a luz da verdade;

- Refletir: qual o lugar de Deus na minha vida? Tenho procurado ouvir a palavra de Deus? Participo da vida da comunidade? Vivo individualmente a minha fé? Sou muito apegado a dinheiro, a festas, a roupas, a diversões, a sexo, aos prazeres, vivo fazendo juramento falso, mentindo, desejando o que é dos outros, não valorizo os dons que Deus me dá...

- Quanto a mim: tenho feito algo que escandalizou o meu irmão, tenho cuidado da minha saúde, tenho alimentado algum vício, estou me excluindo na participação da vida da minha comunidade, estou sendo egoísta negando meu dízimo, tenho me omitido na pratica do amor e da caridade.

- Tenho prejudicado alguém? Desprezado, sido agressivo e violento com meu semelhante e com a natureza, tenho incentivado ou praticado aborto, tenho ajudado ou provocado o irmão a acabar o seu compromisso matrimonial.

- Não tenho respeitado o patrimônio público, tenho me envolvido com droga, com brigas, não sou uma pessoa de oração.

Confissão:

1- O penitente aproxima-se do sacerdote e diz quanto tempo faz que se confessou a última vez;

2- Em seguida começa a confessar seus pecados;

3- Depois da confissão, se for necessário, o sacerdote oferece algumas palavras de motivação espiritual que o ajude em sua caminhada de conversão. Antes da absolvição o penitente manifesta seu arrependimento rezando o ato de contrição: “meu Deus, eu me arrependo de ter pecado...”

No final da confissão o sacerdote da a absolvição e indica a penitencia que deve ser imediatamente realizada.

1 comentários:

trazer amor de volta
Pai, Filho, Espírito Santo
Senhor Deus em nome de Jesus Te peço que nesse exato momento ( )sinta saudades de mim ( ). Que seja o que for que contrarie o nosso encontro EM NOME DE JESUS e que ( )sinta uma profunda necessidade de me ver, de falar comigo, que ele reavalie a nossa situação e decida QUE QUER FICAR comigo, viver comigo para sempre, que os nove coros dos Anjos soprem meu nome( ) nos ouvidos de ( ) e que ( ) nao sinta sossegado ate dizer que não pode viver sem mim ( ) ainda hoje. Que essa vontade se torne irresistível nesse exato instante e sempre. LOUVADO SEJA JESUS CRISTO, LOUVADO SEJA NOSSO DEUS TODO PODEROSO, REI DE
TODO UNIVERSO, terra, céu e mar, louvado seja os Anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Que esse meu desejo se reforce na luz do MESTRE JESUS e que se realize agora mesmo. Pela SANTISSIMA
TRINDADE, PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO DE DEUS, que quebre o orgulho, A FRIEZA, o egoísmo e o medo que se instalam no coração de ( ). Peço à NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que nos proteja o nosso amor, que esse amor nunca cause tristeza para ninguém e que o caminho de ( ) seja desviado das más influencias. Peço aos três Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que afastem ( )de pessoas que possam afastá-lo de mim ( ), principalmente as MULHERES que ele procurar. Que ( ) fique protegido e não sinta atraído ou deseje ninguém ou nenhuma outra mulher alem de mim ( ) e que pare de procurar outras mulheres que não seja eu e não sinta desejo por NENHUMA delas. Oh MESTRE, eu suplico que nesse momento ( ) sinta uma irresistível vontade de ligar pra mim OU ME PROCURAR, que tudo se cumpra assim que eu publicar essa oração. Eu sou a realização desse desejo, eu sou a pura atração de ( ).Eu sou a imediata saudade de ( ). Eu sou o amor perfeito de ( ). Eu sou a realização de ( ). Eu sou o coração de ( ).
Publicar 9 dias exaltando o nome de DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO e terás seu desejo realizado. AMEM, EM NOME DE JESUS, MEU DEUS TE SUPLICO E JA TE AGRADEÇO, POIS, SEI QUE POR TUA MISERICORDIA, TU VAI ME CONCEDER ESSE DESEJO REALIZADO. AMEM!

Postar um comentário