sábado, 31 de dezembro de 2011

A Igreja Matriz de Granja

DSC_0249A primitiva matriz da Macaboqueira ou Macavoqueira ( atual Granja), cujo orago é São José, era acanhado e exíguo templo; Thomaz Pompeu de Sousa Brasil (Ensaio estatístico da Província do Ceará, São Luíz,Typographia de B.de Mattos, 1864, tomo II, p.230) e Antônio Bezerra (Notas de viagem, cit.,p.53) Afirmam que em 8 de Setembro de 1759 foi começada sua edificação. Entretanto a razão parece estar com o Pe. Vicente Martins (“Notícia Histórico – Chorographica da Comarca de Granja”, in Revista do Instituto do Ceará, Fortaleza, 1915, tomo XXIX, p.5), quando assevera que no dia 8 de Setembro de 1759 inaugurou-se a pequena matriz e no dia seguinte foi criada e instalada a Confraria ou Irmandade do Santíssimo Sacramento, pois que o ilustre eclesiástico transcreve um documento intitulado Aotto e Translado do Termo que fizeram da Prymeira Eleição, de 9 de Setembro de 1759, pela leitura do qual vê-se que nessa data o templo já se achava edificado.

O ato de inauguração foi assinado pelos seguintes colaboradores da obra:

· Joaquim Borges Filho

· José Antônio Borges de Pinho

· Francisco José dos Santos

· Gonçalo Martins Ferreira

· Joaquim de Abreu Valladares

· Joaquim Marques Vianna

· José Antônio de Bessa

· Domingos da Costa Cammara

· Francisco Rodrigues Moreira

· Manuel Alves Palhares

· Antônio da Rocha Franco

Simão Rodrigues Maia

· Manuel de Carvalho Mota

· Simão Rodrigues Júnior

· José Pereira de Sousa

· Manuel de Lima Moreira

· Agostinho de Brito Passos

· João Ribeiro de Morais

· Francisco Gonçalves Lira

· Francisco de Carvalho Motta

· João Ferreira de Sousa

· Paschoal de Arruda Baracho

Francisco D. da Silveira

·No ano de 1793, mais ou menos, a Irmandade do Bom Jesus dos Navegantes que funcionava nesta matriz de Granja, contratou um pintor vindo de Pernambuco para ornar a capela do Snr. Bom Jesus dos Navegantes. O procurador da referida irmandade, Antônio Gonçalves dos Santos, foi a Recife especialmente buscar o artista e fazer aquisição do das tintas necessárias. O trabalho que provavelmente começou nesse mesmo ano, concluiu-se dois anos depois.

Com relação aos ornatos da capela do Santíssimo Sacramento, parece que para aproveitar a viagem do artista, a Irmandade do Santíssimo que já existia desde 1759 e possuía alguns bens mandou fazer os ornatos dessa capela.

Em 1877, começou a seca que avassalou todo estado durante 3 anos. O município de Granja foi talvez o ponto para onde mais afluíram os retirantes. Calcula-se que a população nesse tempo atingisse a mais de 30 mil almas.

Desse tempo data a construção de alguns edifícios e outros melhoramentos feitos pela comissão de socorro, a saber: a câmara municipal, o mercado, o cemitério, o açude da Lagoa Grande e alguns trabalhos da matriz.

A Comissão da matriz foi nomeada em 14 de julho de 1877 pelo então presidente da província, desembargador Caetano Estellitta Cavalcante Pessoa, e composta dos seguintes: Cap. Ignacio de Almeida Fortuna, Dr. Joaquim Olympio de Paiva, Francisco Luiz de Castro.

A comissão não nomeou presidente e deliberava em comum por acordo geral.

A mesma comissão desse ano deu começo aos trabalhos da matriz principiando pela torre, lado norte, empregando nesse serviço o resto do dinheiro de uma loteria, ficando a dita torre na altura do coro por ter-se extinguido com este serviço o dinheiro existente. Do ano seguinte (1878), continuando a horrível seca que devastava a província, lembrou o membro Ignacio Fortuna ao então presidente Dr. Júlio de Albuquerque Barros, para mandar entregar à referida comissão o terço dos gêneros que vinham para a do socorro, com o fim de socorrer os indigentes e ao mesmo tempo trabalhar na matriz. Aquele presidente aceitando a ideia sugerida , deu ordem para este fim. Recebido aquele terço continuou-se com serviço da dita torre, a qual concluída , deliberou a comissão fazer a outra torre lado do sul, que ficou concluído naquele ano.

No ano seguinte (1879), a comissão mandou abrir as 6 arcadas do corpo da igreja, abrir mais duas portas da frente, por existir somente uma a principal; fazer os dois corredores, as tribunas soalhadas, as grades, soalhos e forrar o corpo da igreja; limpar e montar todo edifício; colocar grades de ferro e vidraças nas janelas do coro, reformar o frontispício, colocar nele cruz de ferro, relógio e fazer o patamar, dando tudo por concluído o principio de 1880, quando terminou a terrível seca.

No ano de 1877, tendo falecido o membro Luiz de Castro, foi substituído por Francisco José Rodrigues de Albuquerque, que com os outros membros formavam a comissão.

Em 1898 o Revmo. Pe. Leandro Teixeira Pequeno mandou caiar e limpar todo o edifício. Os ornatos e pinturas das capelas do Santíssimo também foram retocadas durante a administração do dito padre, pelo artista João Alcides de Carvalho.

Em 1926, o Revmo. Mons. Vicente Martins da Costa, mandou pintar o quadro do batismo do Senhor, que se encontra no batistério. O mesmo padre mandou fazer novas pinturas no teto da capela mor e da nave principal da igreja, inaugurando-as no dia 20 de junho de 1935.

No dia 8 de setembro de 1952 o Revmo. Pe. Manoel Victorino de Oliveira iniciou ampla reforma no antiquíssimo templo. A reforma consistiu do seguinte: abertura de 8 arcos e 4 portas laterais; o teto foi todo posto abaixo e levantado sobe as grossas paredes mais 2 metros, assim como as torres tiveram aumento de 2 metros; demoliram-se altares; refizeram-se as capelas do Santíssimo Sacramento e do Bom Jesus; o antigo piso de madeira foi substituído por mosaico todo comprado em Sobral. A igreja matriz voltou a funcionar no dia 3 de novembro de 1954, data do centenário da cidade de Granja.

Em 1965, o Revmo. Pe. Benedito Francisco de Albuquerque , mandou colocar azulejos nas duas torres da matriz.

Em 1985 , o Revmo. Pe. José Maria de Vasconcelos , fez uma reforma que constou do seguinte: Colocado pedras decorativas em todo o rodapé e nas torres da igreja (lado externo); colocando pastilhas de mármore dentro da igreja, fazendo rodapé e em toda a extensão das capelas mor, do Santíssimo e do Bom Jesus (lado interno); colocado ventiladores em todo o corpo da igreja; trocado o piso das capelas mor, do Santíssimo e do Bom Jesus; trocado todo o telhado; colocado uma Via-Sacra de azulejos, oferta das famílias granjenses; as escadas do coro e das torres que eram de madeira, foram trocadas por escadas de concreto; a sacristia da igreja foi transformada em Secretariado Paroquial.

Em outubro de 2007, o Revmo. Pe. Genival Viana Porto, retirou as grades das capelas mor, do Santíssimo e do Bom Jesus.

No dia 4 de março de 2008, o Revmo. Pe. Luciano Sotero Teles iniciou outra reforma no templo. A reforma foi a seguinte: Troca de três portas grandes da frente da igreja e reforma das portas e janelas laterais; troca de parte da madeira do telhado, inclusive de uma tesoura que estava desabando por conta do desgaste do tempo e dos cupins; troca completa da instalação elétrica inclusive luminárias, ventiladores e para-raios; as paredes foram raspadas, emassadas, lixadas, pintadas e passado o brilho por dentro e por fora da igreja; troca da instalação do som, com aquisição de equalizador, amplificador e microfones; consertadas as escadas de acesso às torres; feito novo armário para a sacristia e encanação de água. A reinauguração da igreja matriz realizou-se no dia 17 de agosto de 2008, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

Quanto ao cruzeiro que vê-se defronte à igreja matriz, foi erigido pelo missionário apostólico, Frei Serafim de Catania ,que o benzeu no dia 2 de fevereiro de1847.

No início da década de 1930, este cruzeiro passou por uma reforma, sendo inaugurado no dia 10 de março de 1935, pelo Revmo. Mons. Vicente Martins da Costa.

A imagem de Cristo é de ferro fundido, fabricação da Fundição Cearense; os seis anjos de cimento, foram fabricados nesta cidade pelo pedreiro José de Brito; o gradilho de ferro, pelos pedreiros Raimundo Pinheiro e Raimundo Nonato, também desta cidade.

Em 1985, o Revmo. Pe. José Maria de Vasconcelos, fez nova reforma no cruzeiro, dando os traços atuais.

ALBUM DE FOTOS:

0 comentários:

Postar um comentário